Balanceamento

Valdir Silva é instrutor especializado na área de manutenção automotiva e preparação de motores e presta consultoria e assessoria através da W Center Treinamentos Automotivos.?

Entenda os conceitos do balanceamento de rodas

Como resultado desse desequilíbrio “dinâmico” a roda irá vibrar lateralmente quando atingir uma alta rotação, causando vibrações no sistema de suspensão e, se estiver montada na dianteira do veículo, também fará vibrar a direção, da mesma forma que um desequilíbrio estático. 
Para ajustar esse desequilíbrio é preciso que os pontos de força “f” estejam em equilíbrio com o centro de giro da roda. Isto é feito dividindo-se em dois (“B” e “C”) o peso necessário para o equilíbrio “estático”, posicionando-os um pelo lado externo e o outro pelo lado interno do aro da roda, ajustando os valores desses pesos, de forma que suas massas façam as forças “f” se situarem no centro de giro da roda.
 
O desequilíbrio que atua nas rodas ligadas à direção causam uma vibração no volante de direção, conhecido como “shimmy de direção”. Quando o desequilíbrio acontece nas rodas não ligadas à direção, causam uma vibração que é transmitida a todo o chassis do veículo. Nos dois casos a dirigibilidade do veículo fica comprometida, além do desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão e da direção.

Periodicamente
O balanceamento das rodas deve ser verificado periodicamente, porque além do desgaste normal dos pneus que alteram os pontos de equilíbrio das rodas, existem os acidentes eventuais como a fricção no arrasto dos pneus causado pelo uso inadequado dos freios, ou como o “esfregar” de rodas em guias ou na passagem em buracos, que podem ocasionar a perda dos pesos existentes (principalmente os externos), desequilibrando prematuramente as rodas.
Essa perda pode não ser percebida, mas a vibração irá ocorrer, porém, de acordo com a sua intensidade (se for pequena), o motorista poderá não perceber o fato, mas os desgastes estarão ocorrendo.
 

Pelo exposto, vê-se que não adianta efetuar somente um balanceamento estático das rodas, mas também é preciso observar o balanceamento dinâmico e, se possível, com a roda montada no eixo em que está trabalhando, porque pelo balanceamento será compensado qualquer outro desequilíbrio causado pelos componentes montados nesse eixo tais como tambor ou disco de freio, semi-eixos e outros.