Escapamentos

Os escapamentos, em condições normais de uso, reduzem a poluição sonora e mantém o bom desempenho do veículo. Com base nisso os escapamentos são projetados para atender dois requisitos primordiais:

Atenuar o nível de ruído do motor.

Manter a taxa de contra-pressão dos gases.

O Sistema de Exaustão Automotivo é um conjunto de tubos e abafadores que conduzem os gases produzidos na queima de combustível do motor para fora do veículo.

 

Como funciona?

O Sistema de Exaustão Automotivo é formado por quatro partes: Conjunto DianteiroConversor Catalítico ou Catalisador, Conjunto Intermediário e Conjunto Traseiro.

Cada montadora de veículo define o projeto do escapamento baseado nesta configuração, adequando os conjuntos e catalisadores aos espaços no assoalho do veículo. 
Por isso o escapamento do Gol, embora tenha a mesma função, não é igual ao escapamento do Palio.

 

Conjunto Dianteiro

Constituído por tubos ligados diretamente ao motor.
Fica posicionado antes do catalisador e trabalha em altas temperaturas. 
Para os veículos com catalisador este conjunto é em aço inoxidável, pois sua maior resistência contra corrosão evita o entupimento do catalisador.

 

Conversor Catalítico ou Catalisador

Como funciona o catalisador?

O núcleo cerâmico do catalisador é impregnado dos metais preciosos como Ródio, Platina e Paládio. Os gases tóxicos provenientes da combustão do motor reagem quando em contato com os metais preciosos numa reação química.

A reação que ocorre dentro do catalisador transforma gases tóxicos (CO, HC e NOx) em compostos não prejudiciais à saúde (CO2 e N2) e água (H2O).

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Conjunto Intermediário

Conhecido no mercado como escapamento Abafador, tem a função de reduzir o ruído e manter a taxa de contra-pressão.

Conjunto Traseiro

Também chamado de escapamento Silencioso, completa as funções do conjunto intermediário e reduz as ondas sonoras de baixa frequência.

O que é necessário para projetar um escapamento ou catalisador?

Gabarito do conjunto de escapamentos

Em uma peça do sistema de exaustão o gabarito se dá pela perfeição do roteiro na parte inferior do veículo.
Quanto melhor for o gabarito mais rápido e seguro será o serviço de reparação dos escapamentos ou catalisador, além de proporcionar maior durabilidade a todo o sistema de escapamento.
O escapamento deve diminuir a velocidade do fluxo de gases resultantes da combustão. Por meio de tubos perfurados e câmaras que ao longo do Sistema comprimem e expandem o volume de gases, mantendo o ruído do motor dentro de limites especificados por lei.

Manter a taxa de contra-pressão dos gases

A taxa de contra pressão é uma especificação da montadora e única para cada modelo de automóvel. Controlar e manter a taxa de contra-pressão é fundamental para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.

Fonte: http://www.mastra.com.br/escapamento.asp